domingo, 7 de dezembro de 2008

Xuááá! Adeus emprego!

Antes que vocês digam: sim, meu time foi rebaixado. Para quem não sabe, torço para o Vasco. Ah, e só para constar: sou imune a zoações que se referem ao futebol... Nunca fui um torcedor desesperado. Me preocupo com coisas mais... Consistentes. Sendo assim, zoem, se quiserem.

Mas esse post não é para falar de futebol. É para falar que eu sinceramente admiro o otimismo e o bom-humor do povo brasileiro. Mas, convenhamos, tudo tem (ou deveria ter) um limite. Ao menos um pouquinho de bom senso. Demorei a acreditar que a população brasileira está tão ausente de assuntos que lhe dizem respeito. Mais especificamente a crise global. Sério, eu esperava muito mais malícia da população, pelo menos agora, que a "marolinha" do presidente Lula já se converteu numa onda que está, aos poucos, acabando com o emprego de muita gente aqui no Brasil. Você pode ser o próximo.

Lá nos EUA, 1,2 milhão de empregos desapareceram em 3 meses. Muitos dirão que lá foi o hipocentro da crise, mas se esquecem de que hoje existe a bendita interligação/interdependência dos mercados. É quase como um "epicentro globalizado", mandando os reflexos para um ponto muito além da superfície imediata. Será que essas demissões no Brasil não são somente uma pequena parte do que está por vir?

Ceticismo. Talvez seja isso que falta à população. Para se ter uma idéia, a pesquisa Datafolha registrou que 78% dos brasileiros estão otimistas, esperando uma melhora de vida em 2009. Desses, 58% acreditam que serão pouco afetados, e 10% nada afetados. Vamos ver se a ficha cai quando as Casas Bahia começarem a fazer parcelamentos (só) de até 3x, em vez das milhares de parcelas atuais...

Concordo com a afirmação da Eliane Catanhêde, na Folha de S. Paulo de hoje: os brasileiros ainda acreditam em Papai-noel. Pelo menos é o que parece.

5 comentários:

Anônimo disse...

E bem verdade que o povo brasileiro e desinformado em relação a determinados assuntos mas não por falta de fontes. E pura questao de falta de interesse, ou talvez menosprezo pela tal crise que se alastra. A questão é que não adianta: os efeitos já estão sendo sentidos!Por exemplo quem compra à prestação começa a sentir o alto poder dos juros exorbitantes. Já os que tem dinheiro na mão, muito bom! E hora de comprar à vista!
A questão é que essa novela ainda não tem data pra acabar! Vamos ver o que o futuro nos espera!

Caio Paranhos disse...

Concordo com vocês. É aquela história do sapo na panela.

Anônimo disse...

é, meu amigo... Copa do Mundo... haja coração!
essa crise realmente vai bater na moçada feio, mas o pessoal é assim mesmo, só vai sentir a parada seriamente quando ver o bolso sendo MUITO prejudicado... é foda!

Codage disse...

Nao pera ai... você torce pelo mesmo time que eu? uauahuaha
xD
De fato, brasileiros e brasileiros eis a questao. Acredito que os mais velhos tem medo de vivenciar de novo e preferem acreditar no Lula... outros nao estao nem ai. So alguns estao de fato estão conscientes!!!

Beijinhos
Ps: Meu primeiro seguidorrr. ai que emoção!!!

Anônimo disse...

Obrigada por partilhar da mesma opiniao e por gostar do layout auhauhuha
te adoroo ;*