sábado, 11 de outubro de 2008

Consciência política x Liberdade de expressão

Abro o jornal de hoje e, após algumas notícias sobre crise econômica, Marcos Valério e eleições, me deparo com um fato até então desconhecido por mim: o de que o TSE proibiu a propaganda eleitoral na internet, por considerá-la meio de concessão pública (assim como a TV e o Rádio). Eu já sabia que os candidatos só poderiam veicular suas propagandas em sites específicos (aqueles que terminam em can.br), mas nem sonhava que aqueles que divulgarem suas opiniões sobre o candidato X ou Y poderiam ser processados. Sim, isso mesmo. Se eu, como eleitor detentor de opinião, divulgar o que penso sobre um candidato aqui no blog, ou criar uma comunidade no Orkut, eu poderia (ao menos em teoria), ser processado.

Isso é um tanto estranho. Não necessariamente, ao defender um candidato, a imagem de um concorrente direto deste será prejudicada; não necessariamente sairemos por aí difamando e dizendo baboseiras. Por que ignorar que a internet tem o potencial de criar a conscientização política por meio de discussões e debates? O TSE deveria se preocupar mais com a propaganda irregular nas ruas da cidade, em vez da internet. Aqui, para quem não quiser ver a defesa ou opinião sobre algum candidato, basta sair da página, diferente do que acontece quando você está exposto a todo o lixo eleitoral nas cidades brasileiras. Não dá pra simplesmente fechar o olho.

"Cortar o mal pela raiz" desta maneira soa como uma ofensa, ao menos para mim, que tenho interesse e "filosofo" sobre política. Onde é que está a liberdade de expressão? A atitude mais correta nesse caso seria aplicar a lei já existente (aquela coisa de calúnia e difamação) aos infratores que disseminam informações sem fundamentos, e não suprimir a opinião daqueles que de fato lutam pela consciência política. O TSE se esquece que a política, essa sim, é "concessão" pública. Os candidatos estão fadados - e corretamente - à condenação e ao julgamento da sociedade. Ninguém é tão ingênuo ao ponto de achar que a sociedade não irá comentar sobre seu passado ou sobre suas atitudes.

Só espero não ser processado por expressar minha opinião sobre o TSE. Ou por ter um blog. Estupidez, de novo! Estupidez!

PS.: A notícia pela qual fiquei sabendo da determinação do TSE também saiu na Internet. Leia clicando aqui.

8 comentários:

Rafael M. disse...

Imagino a honestidade de quem criou tal lei. Pois a inteligência já ficou clara na mesma.

Caio Paranhos disse...

Que nojo! Até quando viveremos nessa censura inútil? Eu publiquei opinião sobre candidatos no meu blog, então não me surpreenderei se chegar uma intimação na minha casa a qualquer momento...

Lucas Peths disse...

Rafael: Concordo. =D

Caio: Nojo MESMO! Argh.

Unknown disse...

O mundo está evoluindo.. lembro me agora daquela propaganda enfadonha na voz de Fernanda Lima... celular? naquela epoca sua mãe nem pensava em usá-lo... a camisinha é algo essencial.. e blábláblá..rs
Anyway, a internet chegou para abalar e por ser instrumento tão possibilitador de realização da criatividade dos indivíduos, acima de tudo daqueles que não tem nada pra fazer da vida, hoje em dia pensa-se nas mais variados modos de regulamentar seu uso. Logicamente sou a favor da liberdade de imprensa, mas penso que se não se pode fazer boca de urna ao vivo, como regumantariamos o caso da internet? impossivel?
Mas de fato, analizando a situação friamente, acho que essa decisão é bastante inviável, já que há muito mais a fazer do que ficar por ai procurando processar meros blogueiros.

Lucas Peths disse...

Camila: meros blogueiros? Por que não "bons, belos e garbosos" blogueiros? Hauoehoasshse...

Marco islAa disse...

E viva à Democraciaaaaaaaaaaaaaaa!!!

Ela é sensacional! adoro esta ideologia! aeeeeeeeeeeeeeee! :P

Anônimo disse...

pois é kra
isso em qualquer ramo já é absurdo, principalmente na politica... mas apliquemos a outras áreas: imagina se eu em uma critica acho q o cd foi um cocô e a banda me processa, ou se eu recebo uma intimação aqui em casa pq não falei que o CD de artista A foi divulgado por gravadora B? uma loucura isso, simplesmente! toda opinião é válida em meios como a internet e o Brasil se mostra cada vez mais como o Metallica na época em que eles processaram o Napster: amplamente retrógrado!

Bárbara Riolino disse...

ai ai gente....

e a economia uma hora dessas??

hahahahhaha


(lucas, so pq vc tava carente de posts, preparei um para cada dia da semana... vc vai se deliciar)

Babih Comeback!
ou
"Baby comeback"

péééssimo

=**