domingo, 11 de janeiro de 2009

Fatos sobre o Oriente Médio

Protestos na Faixa de GazaHoje presenciei uma pequena manifestação contra a violência na faixa de Gaza, no centro de Juiz de Fora. O ato mobilizou representantes da CUT, e contou com a distribuição de panfletos e um abaixo-assinado, para pressionar as autoridades brasileiras a se posicionarem ou pressionarem de alguma forma a comunidade internacional. Assinei, na esperança de que meu nome e identidade pudessem ir até o Oriente Médio e criar um cessar-fogo sem precedentes. De verdade. Estou para escrever sobre o assunto há algum tempo, e este foi somente o estopim.

Fato é que me sinto definitivamente mal com tudo o que tem acontecido por lá. Por mais que a violência já tenha sido banalizada na mídia brasileira e internacional, tais cenas de violência ainda me causam raiva, angústia. Causam-me medo. Elas servem para que a idéia que tenho sobre os seres humanos, de um modo geral, seja reafirmada: eles são ESTÚPIDOS. Sim, estúpidos. Como bem observou minha amiga Janaína AlmCost, é assim que a (des) humanidade festeja os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A comemoração dos Estados Unidos não foi diferente: se absteve na votação da ONU, que determinava um cessar-fogo para a região. A proposta foi aprovada, mas se o aval da potência norte-americana. Vale lembrar que os EUA apóiam o estado de Israel. Conveniente, não?

Escrevo este post com uma sensação estranha, envolto numa nuvem de sensações que se alternam entre a imobilidade e a revolta. Faço isso como que numa tentativa de compensar a morte de 813 pessoas em Gaza (dentre estas, 800 palestinas), desde a volta dos ataques na região em 27 de dezembro; mesmo sabendo que sou uma gota no oceano lutando contra a maré. Pois bem: o mínimo que posso fazer é tentar esclarecer alguns pontos envolvendo Israel, judeus, palestinos, Hamas, Fatah, et cetera. Se você ainda fica confuso (a) em meio a tantos detalhes (às vezes eu mesmo fico), e tampouco que ir à Wikipedia, a hora é essa.

Adiantando: esta é apenas uma pequena parte da história dos conflitos no Oriente Médio. O que escrevi abaixo foi somente um panorama geral, para uma compreensão básica dos fatos. A situação é ainda pior, quando consideramos as demais nações da região, bem como todos os acontecimentos passados. A situação lá é sangrenta, e envolve muito mais ideais e interesses do que nós podemos imaginar. Envolve os EUA, que por si só contribui para grande parte do problema, e mais algumas dúzias de picuinhas. Sinceramente, ainda tenho esperanças de que tudo se resolva, um dia. Tomara que o Obama dê uma ajudinha (Yes, we can!).



Estado de IsraelQuem é Israel? Breve passagem histórica

A origem de Israel, tal como o conhecemos hoje, está ligada ao desenvolvimento do movimento sionista, que defendia a criação de um estado judeu. No primeiro Congresso Mundial Sionista, realizado na Suiça, em 1897, um programa de compra de terras foi aprovado com essa finalidade. Historicamente a Palestina está ligada às tradições judaicas, e lá foi, justamente, o local escolhido. Os palestinos que eram, em sua maioria, agricultores, foram pressionados a deixar suas terras, já naquela época, por não poderem competir com os investimentos judaicos.

Surgia aí um confronto entre direito histórico (judaico) e direito legítimo (palestino). Portanto, desde essa época os judeus já começaram a se mudar para essa região. Mas foi com o término da 2ª Guerra Mundial e a conseqüente intolerância judaica na Europa, gerada pelo holocausto, que a migração foi massiva. O sonho do estado judeu estava em seu ápice. A ONU, então, aprovou a partilha da Palestina, e criou o estado de Israel, de fato.

Conflitos se sucederam por praticamente dois anos, já que a Liga Árabe não aceitou a partilha. No final das contas, os palestinos ficaram praticamente sem o território proposto inicialmente pela ONU, já que foram expulsos pelos israelenses e rejeitados como refugiados pelos árabes.

Depois disso, muitos conflitos existiram. Por exemplo a Guerra dos Seis Dias, que teve a consolidação de Israel como potência militar no Oriente Médio. Do outro lado da moeda, estava Gamal Abdel Nasser, que pregava a unificação dos estádos árabes (pan-arabismo). Se quiserem mas detalhes, Google! Ainda tem a Guerra do Yom Kippur, as Intifadas, os Tratados de Oslo, os muros de Ariel Sharon...

Hamas e Fatah

Hamas e Fatah são partidos políticos e paramilitares palestinos que lutam, de modo geral, pela mesma coisa: pelas terras perdidas para Israel na Guerra dos Seis Dias. O Fatah, que tem como um dos criadores Yasser Arafat, é mais moderado (reconheceu até mesmo o direito de existência de Israel), enquanto o Hamas é mais extremista. Sim, todos esses conflitos são resumidos a (direta ou indiretamente) posse de terra. Vale lembrar que o Hamas tem, atualmente, a maioria das cadeiras no parlamento palestino.

Hezbollah (ou Hizbollah)

Grupo político e militar do Líbano, com ideais xiitas, que foi criado durante a invasão israelense ao país em 1982. É considerado pelos Estados Unidos como um grupo terrorista. Para os libaneses, é um movimento de resistência a Israel. Apóia o Hamas.

Faixa de Gaza

Região do Oriente Médio que recebe este nome por sua capital, Gaza. É densamente povoada, com cerca de 1,5 milhão de habitantes ocupando 360 km². A região não pertence a um país soberano: a jurisdição é exercida pela Autoridade Nacional Palestina (ANP), enquanto o espaço aéreo e o acesso marítmo são controlados por Israel.

4 comentários:

Giovane Rezende disse...

Parabens pela visão peths.
Essa guerra estupida vem tirando vidas a seculos e seculos e jah tah mais do q na hora de um basta!!
tomara q acabe logo!

Janaína Almcost disse...

Olá Peths!

Parabéns pelo artigo!
Concordo com você e acredito estar com os mesmos sentimentos que os seus em relação ao fato. Uma mistura entre impotência e revolta, indignação.
A propósito, obrigada pela citação! :)

Até a próxima!

Anônimo disse...

é cara, a briga lá tá feia há tempos...
cara, c pode até ser só uma gota no oceano, mas é assim que o oceano é feito né?
a esperança tá num cara cujo nome do meio é Hussein... tudo bem, o mundo AINDA não acabou

Safa e Fada disse...

TEM MEME PRA VC LÁ NO BLOG

bjoo Safa